Condicionantes do Ambiente de Negócios
Os
Condicionantes do Ambiente de Negócios podem limitar o espaço de decisão das
empresas a ponto de reduzir a latitude da tomada de decisões estratégias
possíveis do corpo dirigente?
1) Até que ponto
as Negociações Internacionais bem sucedidas podem abrir acesso a
mercados essenciais para o nosso Agronegócio?
2)
Quais os Cenários de Mercado à frente, no médio prazo e como eles
afetam nossas decisões sobre quais produtos exportar e/ou vender em que
mercados internos e externos?
3)
As
Políticas Públicas são e serão adequadas para criar um ambiente
de inovações empresariais para nossos empreendimentos? Quais os efeitos do
Custo Brasil?
4)
Qual
a situação atual e as perspectivas no futuro próximo a Logística Agroindustrial em termos de estímulo e/ou limitação para acesso a
mercados para os produtos da nossa organização?
5)
Formas
pioneiras de organização de infraestrutura agroindustrial, tais como os novos Modelos de Irrigação podem mudar radicalmente as oportunidades para novos
investimentos e produtos no mercado? Eles podem ser aplicados em outros
investimentos, como no caso das Empresas-Projeto?
6)
Até
que ponto as Questões Ambientais estão afetando diretamente o
futuro dos nossos empreendimentos? Em todos os elos das cadeias do agronegócio?
Como podemos criar Ativos Ambientais e precificá-los?
7)
Qual
o potencial das Parcerias Público Privadas (PPP) para
contribuir no esforço de mudanças da infraestrutura, que condicionam
negativamente nosso ambiente de negócios? Quais as experiências bem sucedidas?
Mercado de Negócios
Os produtores
rurais e os líderes empresariais do Agribusiness brasileiro dominaram o
Mercado de Produtos. Estão dando um novo grande passo adiante. Estão passando a
conhecer e dominar o Mercado de Negócios. Como selecionar
informações decisivas para a prospecção de novos negócios?
1) Para ser bem sucedido no Mercado de
Negócios é necessário ter conhecimento de um novo mercado: o Mercado de Informações. Em um mercado saturado de informações como selecionar as
informações diferenciadas que fazem toda a diferença no momento de se tomar
decisões sobre um novo negócio?
2) Como selecionar informações qualificadas e
diferenciadas para decidir acerca de um negócio? Como reunir as informações em
forma condensada e de fácil acesso? Qual o papel de uma Plataforma de Informações? Usando inclusive as informações e a memória da própria
empresa?
3) Como usar a Plataforma de Informações para
desenvolver Inteligência de Negócios? Como o próprio nome indica,
é preciso ter uma plataforma com todas as informações indispensáveis a uma
decisão. Nada pode faltar na plataforma, sob pena de comprometer o todo.
Organizações de Negócios
Após a liberação
dos mercados agrícolas, em que os governos garantiam a comercialização e compra
dos produtos agrícolas, através da Política de Garantia de Preços Mínimos
(PGPM), a agricultura e a agroindústria foram forçadas a buscar novas formas de
Organizações de Seus Negócios. Quais as novas formas de
organização que estão promovendo uma revolução no Agronegócio brasileiro? Os
produtores dominaram os mercados dos produtos. Dominaram o Mercado de
Informações e a Inteligência de Negócios. Agora passaram a experimentar o
Mercado de Negócios. Como essa seqüência tão nova passou a influenciar novos
negócios?
1) Algumas idéias que começaram
a surgir no meio rural indicavam que algo muito importante estava mudando na forma
de os produtores conduzirem seus negócios, entre muitas, destacamos: a) a
pergunta: "O que podemos fazer juntos que é melhor do que
separados"?; b) a observação "Os meus problemas estão da porteira da
fazenda para fora"; c) a idéia de que "A semente de milho que eu
compro para mim é a mesma que recomendo para os meus vizinhos"; d) uma
idéia melhor ainda: "A minha prosperidade depende da prosperidade dos meus
vizinhos"; e, finalmente, e) "Não vamos conseguir o que merecemos,
mas o que fizermos juntos". Começavam a nascer as sementes de novas formas
de Associações de Negócios. O que elas nos ensinam, para o
desenvolvimento dos nossos empreendimentos? Desenvolvimento dos meus negócios?
2) Recentemente os produtores
passaram de associações para formas mais interessantes de organização de
negócios: os Consórcios e os Condomínios (Agrícolas e
Agropecuários). Quais as vantagens e desvantagens deste sistema de
organização da exploração agrícola e agroindustrial para o meu caso como
produtor ou empreendedor? Como posso me associar a trabalhadores rurais
capacitados, à assistência técnica como sócia e parceira, a uma agroindústria
que precisa de matéria prima, para explorar um negócio conveniente para todos?
Enfim, como posso me associar a outros produtores? Como posso organizar minha
fazenda em regime de Condomínio Familiar? No caso de sucessão?
3) Entre as formas de
organizações de negócios para atingir, no mundo globalizado, escala econômica e
escala técnica, para operar nos mercados globalizados, para comprar e vender em
forma cooperativa está a Cooperativa. Quais os conhecimentos
estratégicos sobre Cooperativas que mais têm contribuído para entender questões
criticas que elas enfrentam nas áreas de gestão econômica, social e
estratégica, voltadas para resultados, geração acelerada de sobras. Quais os
critérios de recrutamento de dirigentes, de eleição de boas praticas de
administração das cooperativas? Quais os modelos de cooperativas bem sucedidas
no Brasil?
4) Os Agriclusters são uma das formas mais avançadas de organização das exportações
agroindustriais. Podemos desenvolver novos empreendimentos fora de Agriclusters,
de conglomerados de empresas eficientes ligadas por elevados graus de sinergia?
No momento de escolher onde investir como podemos escolher um local propício ao
crescimento de uma empresa? Fora de um Agricluster nossa empresa poderia
prosperar? Quais os exemplos de Agriclusters que geraram externalidades
positivas e renda para uma cadeia que partia da fazenda até a agroindústria de
exportação, passando por todos os elos das cadeias de valor?
5) As Empresas-Projeto
representam formas de organização de empreendimentos onde todos os componentes
das explorações agrícolas estão contempladas nos projetos físicos e, sobretudo,
nos projetos financeiros. Tudo passa a ser orçado dentro de rigoroso controle
de fluxo de caixa, com investimentos, custeios e despesas de comercialização. O
projeto contempla ainda todas as formas de infraestrutura necessária ao pleno
funcionamento da empresa. A parte mais importante refere-se aos processos de
agro-industrialização. Podemos analisar quais os tipos de empresa-projeto mais
encontrados hoje?
6) Um novo arranjo institucional e
financeiro está revolucionando o financiamento de projetos em vários setores da
economia: a) concessões rodoviárias; b) explorações de petróleo; c) transportes
de combustíveis; d) e, recentemente, as boas empresas agroindustriais. O Project Finance veio para ficar. Como pode ser usado para organizar um negócio
associativo, com alguns produtores-parceiros, de forma a tornar o financiamento
independente de comprometimento dos patrimônios de todos como garantia.
Gestão do Agronegócio
Todo mundo fala
em Gestão Estratégica. Mas poucos indicam com precisão exemplos práticos de
empresas bem sucedidas. Sobram exemplos na literatura sobre casos de sucessos
de inúmeras empresas de outros setores da economia, mas faltam exemplos de
empresas bem sucedidas no agronegócio - esse sempre sujeito a altos e baixos,
picos e vales profundos. Há poucos casos bem estudados de Gestão do Agronegócio bem sucedida. Deve haver uma explicação melhor
para o sucesso de alguns empreendimentos de produtores, revendas e
agroindústrias. O problema é onde buscá-la. Em depoimentos de que empresários
do setor?
1) Não deixa de
surpreender o fato de que os líderes empresariais do Agronegócio brasileiro
estão usando cada vez mais técnicas de gestão estratégica modernas, "de
ponta" na ciência e na arte da gestão. Para isso estão se capacitando. O
conhecimento nessa área é objeto de desejo. O domínio de Ferramentas Empresariais Estratégicas tem possibilitado melhorias nos processos de
identificação e implementação de estratégicas capazes de gerar resultados? Qual
a experiência dos dirigentes empresariais do setor?
2) As Estratégias Empresariais
dos dirigentes do setor são talvez muito diversificadas? As enquetes conduzidas
junto ao setor indicam que um conjunto delas são essenciais por que foram
adotadas pelos concorrentes. Mas há outras que podemos adotar em novas empresas
que venceriam a concorrência? Quais as inovações na gestão que nos protegem
contra a incerteza da concorrência chegar antes de nossos posicionamentos
estratégicos? Quais os "protocolos de conduta" dos concorrentes?
3) Conhecemos as decisões que tomamos no
dia-a-dia de acordo com experiência e intuição. Mas conhecemos os Processos Decisórios no Agronegócio mais avançados? Baseados em técnicas e
ciência? Devemos nos concentrar no produto final de nossa empresa ou nos
Processos Decisórios que garantem sobrevivência e crescimento de nossas
empresas? Qual a sucessão de "degraus" de acesso às decisões na
"escada" dos modernos processos de decisão dos empresários do
agronegócio? Que eles mesmo usam e com a qual todos concordam?
4) As decisões que marcaram o sucesso de
tantos empreendimentos no agronegócio podem ter uma lógica própria. Conhecemos
a Lógica das Decisões que produziram resultados no Agronegócio?
Com funciona "a cabeça" de um líder empresarial quando ele está
prospectando novos negócios? Quais os fatores determinantes do sucesso de uma
decisão tomada a tempo e hora certas?
5) As empresas têm algumas características
difíceis de serem copiadas. São virtudes que explicam o sucesso. A permanência
por longos anos das empresas dependem de Competências Centrais.
Como podemos identificar esta competência nos concorrentes? Não para copiá-las,
mas entender a razão do sucesso da nossa empresa, das empresas dos
concorrentes, de todas as empresas do Agronegócio. Se não tivermos esta
competência, como buscá-la?
6) Por que empresas do Agronegócio nasceram
para serem bem sucedidas? Anteciparam demandas, adotam formas associativas de
negócios, organizam cooperativas, enfim, estão à frente de seu tempo. Como
podemos identificar Empresas Portadoras de Futuro? Qual o
conjunto de cenários que as influenciam? Qual a importância de elevados graus
de Resiliência? Quais suas condutas para evitar crises? Como adotam e usam
projetos dentro de um portfólio de iniciativas para serem acionadas em tempo de
crise?
Mercado de
Talentos
O Agronegócio
brasileiro dominou o Mercado de Produtos. Descobriu o Mercado de Negócios com
novas e inovadoras formas de Organização dos Negócios. Agora, em grande parte
devido à escassez de profissionais treinados na gestão estratégica das empresas
o Agribusiness está descobrindo o Mercado de Talentos. Devido à
sofisticação dos produtos, clientes, mercados, tornou-se imprescindível buscar
profissionais nesse Mercado de Talentos, ou descobri-los dentro de nossa
organização. Devido ao risco de termos uma boa ideia, de termos um excelente
negócio e não conseguirmos encontrar um gestor à altura, hoje, os dirigentes
procuram talentos no mercado para, a partir das habilidades (cognitivas e
não-cognitivas) dos profissionais disponíveis, estruturar o negocio (ideia).
1) Hoje o maior patrimônio de uma
empresa do Agronegócio são os Ativos do Conhecimento
corporificados nos quadros dirigentes e colaboradores. Por quê? Porque formam
uma competência central da empresa? Porque muitos valorizam e outros não?
2) Um conjunto de
colaboradores-chave formam um conjunto de genes da empresa que, em conjunto,
formam o DNA Coorporativo. Qual a importância do Genoma da
Empresa? Como os líderes empresariais o identificam? Como recomendam condutas
para preservá-lo?
3) Colaboradores e quadros
dirigentes imprescindíveis no funcionamento de nossa organização formam um
conjunto de Genes Preciosos da Empresa. Como os dirigentes os
identificam? Como julgam que aqueles são os genes essenciais? O que fazem para
retê-los?