Ambiente de Negócios V – Para Que Servem os Programas e Projetos Oficiais Para a Agropecuária Brasileira? Quais Usar Para Nortear Nossos Investimentos?

LEAD: Um novo governo? Quais as experiência das políticas agrícolas do passado? Para Que Servem os Programas e Projetos Governamentais Para a Agropecuária Brasileira? Esse relatório pertence a uma série de pesquisas destinadas a identificar o Ambiente de Negócios para empreendedores buscarem oportunidades de investimentos no Agronegócio.

Sumário Executivo

O objetivo desse relatório é, pois: a) gerar conhecimento de forma a mitigar os riscos inerentes a projetos nesse ramo; b) explorar as percepções dos empresários acerca de se fazer negócios no Brasil; e, c) contribuir para que se possa auxiliar os empresários a aprimorar seus modelos de negócio.
O setor agrícola tem apresentado desempenho invejável na economia. É um gigante, mas como todo gigante, tem também seus pés de barro? Padece hoje de insegurança jurídica. Outro mal são políticas de outros setores que afetam profundamente o agro brasileiro, como no caso do etanol. Quantos ministérios e agências reguladoras interferem na política agrícola? Não são poucas as demonstrações de interferências indevidas nas políticas setoriais. Qual o poder do Ministério da Agricultura de formular políticas para o setor? O ministério foi lipoaspirado nos seus quadros técnicos que eram a memória da políticas agrícolas no Brasil? Tem sido consultado ou simplesmente notificado sobre decisões tomadas por outras instâncias do governo? Quando assiste como espectador de decisões tomadas pelo governo? Tem tido competência para se impor a partir de programas, projetos e políticas – cerca de 30 – para a agricultura que são avaliados, ou simplesmente há iniciativas episódicas, sem obedecer um plano de longo prazo para o setor? É possível haver uma meta, com indicadores de desempenho, dentro do princípio que estes indicadores são importantes porque o que não se mede não se gerencia? Esse texto tem como objetivo reunir todos esses elementos mencionados que embora conhecidos, não são reunidos em um único texto.


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys