O Desempenho da Agropecuária: Produtividade, Competitividade e Crescimento

Lead: Quais elementos contribuíram para a produtividade, competitividade e crescimento da agricultura nos últimos anos? Qual a consequência do desempenho da agricultura no abastecimento interno para os preços dos alimentos e na conservação do meio ambiente?


Sumário Executivo

            O setor agropecuário ganhou competitividade no Brasil, sobretudo nas décadas de 1990 e 2000. Os principais fatores desse ganho foram as mudanças estruturais na política macroeconômica (abertura, estabilidade econômica, e cambio flexível). As políticas macroeconômicas tiveram duas lógicas marcantes: a substituição das importações e, mais tarde, o combate à inflação. Enquanto que as políticas setoriais (crédito, preços mínimos) afetaram pouco o crescimento e a competitividade da agricultura. A ruptura com o modelo econômico anterior rompeu os obstáculos e permitiu à agricultura demonstrar seu potencial competitivo.
            Neste trabalho, primeiramente, será analisada a contribuição da pesquisa para o desempenho da agricultura, com o processo da geração e adoção de tecnologias e a atuação e competência dos produtores brasileiros. Demonstraremos também a contribuição das indústrias de insumos e o papel do crédito rural e do financiamento da agricultura na produtividade e no desempenho do setor.

            A produtividade é o elemento chave para o desenvolvimento da agricultura, e essa será medida através do conceito de Produtividade Total dos Fatores (PTF). Após essa etapa, avaliaremos o desempenho da agricultura no abastecimento interno e sua contribuição para a redução dos preços reais dos alimentos. Assim como papel da formação de grandes excedentes. Continuamos o trabalho com algumas lições aprendidas, uma apresentação do desempenho das exportações e importações, e também da produção de produção de agroenergia. Encerramos o trabalho com uma analise do efeito da produtividade e do desempenho da agricultura na conservação do meio ambiente e dos principais fatores limitantes do crescimento do complexo do agronegócio nos próximos anos.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys