O Caos Logístico Tem Data Para Acabar?

Lead: Por quantos anos mais se estenderá a crise do apagão logístico brasileiro? O que caracteriza o caos logístico atual? Onde estão os maiores problemas de infraestrutura no Brasil?


Sumário Executivo


            Se sobrepusermos os mapas dos principais municípios produtores, com os mapas das rodovias de escoamento da produção e o mapa da localização dos portos verificamos que o caminho natural das exportações de soja e milho são os portos do Norte e Nordeste. Não devemos insistir nas exportações da produção do Centro Oeste pelos portos saturados de Santos e Paranaguá. A leitura dos dados e informações oriundas dos mapas sobrepostos permite visualizar vários problemas de infraestrutura no escoamento das safras agrícolas. Alguns desses problemas são: a) estradas estratégicas para o transporte de grãos até os portos sem pavimentação; b) portos com grande potencial no Norte e Nordeste sem ligação com as zonas de produção através de estradas pavimentadas; c) falta de integração das estradas com interconexões com vias de acesso aos portos; d) falta de equipamento de controle de cargas, as balanças rodoviárias, para preservar as estradas após a pavimentação; e) falta de quadros profissionais para operar balanças, fazer fiscalização e patrulhar as estradas; f) existência de novas fronteiras agrícolas sem conexão com vias de escoamento de exportações para portos; e, g) ineficiência da convergência para Santos e Paranaguá, pela rede hoje de estradas, que melhoradas agravarão os problemas nesses portos, inclusive com o agravante da convergência de ferrovias para os mesmos portos.

 
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