Vantagens e Riscos da Abertura Comercial Para os Consumidores e Agroindústria: Recomendações Para Mitigação de Riscos. Elementos Importantes Para o Posicionamento do Setor Privado no Processo de Avaliação dos Riscos nos Mercados Externos



Lead: A abertura comercial gerará certamente resultados satisfatórios para amplos grupos na sociedade e na economia. Mas há riscos, principalmente para os grupos mais vulneráveis, de renda baixa, que devem ser preservados em termos de acesso aos alimentos básicos. Mas a agroindústria também pode ser afetada. Esse é o estudo mais completo sobre o tema feito até hoje, até o ponto em que vai nosso conhecimento. O estudo está focado nesse tema de forma direta.


Sumário Executivo

O propósito desse trabalho é medir o impacto das negociações comerciais sobre os gastos dos indivíduos, de acordo com classes de renda desagregadas nos seus níveis mais baixos, como forma de verificar se os efeitos sobre os preços ao consumidor brasileiro acarretariam dificuldades de acesso à segurança alimentar por parte de unidades familiares de baixo poder aquisitivo, que gastam uma parcela importante de seus rendimentos com alimentos. Partiu-se de um conjunto básico de produtos ou uma cesta de produtos para os quais dispomos de dados dos impactos de variações de preços ao consumidor provenientes dos resultados do modelo de cenários de negociações no âmbito da OMC. Por outras palavras, nosso interesse é medir até que ponto um relativo sucesso nas negociações da OMC poderá ter impacto sobre os gastos dos indivíduos, com produtos essenciais básicos, quando os níveis de rendimento são divididos por classes de renda, medida em termo de salário mínimo. Com esse exercício poderemos verificar até que ponto resultados favoráveis nas negociações poderão ter impactos em classes de renda mais baixas. Um impacto forte nos gastos dos indivíduos poderá comprometer o acesso à segurança alimentar, se os rendimentos permanecerem fixos. A estimativa mais importante é da variação percentual nos gastos dos domicílios brasileiros com um eventual aumento de preços ao consumidor, decorrente das negociações comerciais.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys