Reações de Governos Podem Globalizar a Inflação dos Alimentos



Lead: A crescente conversão das commodities agrícolas em ativos financeiros une-se atualmente aos fatores climáticos, e sua atuação sobre a oferta, na determinação dos preços desses produtos. A reação dos governos à atual alta dos preços das commodities pode trazer maiores dificuldades ao mercado.


Sumário Executivo

A redução da oferta de produtos agrícolas provocadas por condições climáticas desfavoráveis já não é o único fator capaz de provocar a elevação dos preços dos alimentos. Commodities agrícolas são agora “ativos financeiros” e atraem a atenção de um número cada vez maior de especuladores, o que resulta numa força capaz de impactar sobre as cotações de commodities. A crescente associação entre o mercado de commodities e o mercado financeiro tem sido um fator que contribui para elevação dos preços das commodities nos anos recentes. Como resultado desse acontecimento, a análise de tradicional de fatores fundamentais como estoques, oferta, demanda, consumo, exportações, etc. já não é capaz de explicar, por si só, o comportamento dos preços das commodities agrícolas atualmente.
A partir dessa constatação inicial, busca-se responder a questões essenciais como, por exemplo: O que se pode esperar da evolução dos preços nos mercados internacionais no futuro próximo? E como fica o abastecimento interno?

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys