Quais As Estratégias Capazes de Gerar Empresas do Futuro no Agronegócio?



Lead: Empresários do agronegócio foram consultados sobre as melhores características de empresas que eles almejam, sonham. Todos têm bem definido esse conjunto de “virtudes”. Entretanto, poucos sabem como adotar estratégias capazes de atingir a empresa do seu “sonho”. Essa pesquisa inédita responde à pergunta: quais as estratégias mais eficientes para atingir as empresas que almejamos.



 Sumário Executivo

            Sempre temos bem claro no nosso imaginário uma “empresa dos nossos sonhos” que tenha características e atributos que mais almejamos. Mas daí a identificar as estratégias para chegarmos até ela vai uma grande diferença. O problema fica mais complicado quando não podemos conduzir este processo de eleição da nossa empresa do futuro nem muito menos escolhermos, as estratégias que a ela nos levariam também sozinhos. A construção da nossa empresa portadora de futuro é fruto de um aprendizado coletivo. Para toda essa tarefa vamos ter que convocar alguns dirigentes da empresa e mais alguns parceiros-colaboradores para filtrarem não só as características de nossa futura empresa mas também umas poucas estratégias, umas três ou quatro, que nos garanta a implantação de nossa futura empresa. Esse aprendizado coletivo de escolha entre opções de empresas e estratégias significa que temos que buscar consenso entre os participantes do exercício. Mais importante ainda: temos que buscar consenso entre os dirigentes máximos da empresa (“o alto clero”) e entre os dirigentes de nível médio (“o baixo clero”). No final devemos saber se ambos os níveis pensam relativamente de uma maneira similar quanto às estratégias e ferramentas escolhidas. Escolhemos fazer esta pesquisa de opinião no Agricluster de Goiás, local onde há um dos melhores geradores dirigentes do agronegócio brasileiro.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys