Lead: A experiência prática dos dirigentes do Agronegócio, com a adoção
de protocolos de conduta de gestão de suas organizações, é muito rica, valendo
a pena conhecê-la. Essa pesquisa com dirigentes se destina, a saber, deles
quais as decisões para a prevenção de problemas nas áreas estratégicas para
conduzir um diagnóstico adequado da empresa para a correção de disfunções em
áreas funcionais e para a adoção de condutas corretivas. Vale a pena conhecer
ainda os riscos associados a decisões estratégicas e as ações mitigadoras em um
contexto em que vivemos hoje.
Sumário Executivo
Nessa pesquisa, foi solicitado
aos entrevistados que respondessem perguntas referentes a protocolos de conduta
(a serem adotados) apenas nas áreas estratégicas das empresas, tanto na área
OPERACIONAL, quanto na área de POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO MERCADOLÓGICO. Na
área de Posicionamento Estratégico não foi mencionada a palavra mercadológico
justamente para deixar espaço para respostas sobre outras áreas com a comercial,
a força de venda, a de marketing e propaganda, e áreas da própria gestão da
empresa. Sabemos que em cada área há um conjunto de “subáreas” também
importantes. Mas pedimos para que as respostas se concentrassem apenas nas
“subáreas” críticas, ou seja, 2 ou 3 áreas que respondem pela maior parte dos
resultados gerados pela empresa (no operacional e no estratégico).
Antes da realização da pesquisa
foi fornecido aos entrevistados um conjunto de Protocolos de Gestão para que
todos os avaliassem e elegessem os que melhor retratassem suas realidades
vivenciadas em suas organizações. Em seguida, selecionados os protocolos mais
adequados, foi solicitado que respondessem às perguntas de um questionário
acerca de condutas estratégicas.
Após a obtenção dos resultados,
foram escolhidas as respostas mais frequentes que indicavam estratégias para um
número maior de setores do agronegócio. Não foram aproveitadas respostas
específicas de setores específicos, porquanto o objetivo era, com a pesquisa,
identificar condutas reais “universais” para todos os setores do agronegócio.
Alguns resultados surpreendem. Na
prevenção de problemas em áreas estratégicas-chaves, a rotatividade de gerentes
e a existência de um Plano B foram os mais citados. Na conduta de diagnósticos
de problemas foram muito citados os indicadores de desempenho. Nas
recomendações de condutas saneadoras a qualificação das competências dos
quadros dirigentes foi a indicada como preferida. E assim por diante.
Para o melhor aproveitamento das
experiências dos empresários é imprescindível a leitura do Documento
“Protocolos de Conduta Estratégica I – Protocolos de Condutas Estratégicas
Usadas Pelos Concorrentes.”