Por Que os Empresários do Agronegócio Preferem o Planejamento, o Posicionamento Estratégico e o Ambiente de Negócios Como Verdadeiras Escoas de Formação Estratégias Para Suas Empresas?



Lead: Os empresários partem de premissas, pressupostos, fundamentos e princípios, reunidos em escolas de pensamento para dirigirem suas organizações. Há oito escolas, mas três, como revela essa pesquisa, que predominam na formação de estratégias na gestão do agronegócio.


Sumário Executivo

            Os dirigentes do agronegócio formulam suas estratégias a partir de princípios e premissas reunidos em uma “escola de pensamento estratégico”. Pensadores e pesquisadores em gestão estratégica “fizeram escola” em virtude da fidelidade a certos princípios e fundamentos. Hoje esses princípios, fundamentos e premissas foram reunidos, de forma consistente e de acordo com a afinidade entre eles, em verdadeiras escolas de pensamento. Realizamos uma pesquisa com 40 executivos “top” do agronegócio para descobrir qual das 8 escolas eram as preferidas dos empresários: a do desenhista criador único e inteligente; a do planejamento estratégico; do posicionamento mercadológico estratégico; do empreendedorismo; da empresa que aprende; a escola do poder; a escola do desenvolvimento da cultura da empresa; e a escola ambiental que cresce em grande importância a cada dia. Aos participantes da pesquisa foi solicitado que explicassem o porque da preferência de uma ou duas escolas às quais eles se filiaram para gerar e implementar suas estratégias. Planejamento, posicionamento e ambiental foram as três preferidas. Em seguida foi solicitado aos dirigentes que dessem uma nota, quantificassem, os valores, premissas, princípios e fundamentos de cada e de todas as escolas para estabelecer uma hierarquia e padrão das melhores escolas estratégicas hoje usadas no agronegócio.
            Aprofundamos a pesquisa para saber mais ainda porque as escolas de planejamento, posicionamento e ambiental são tão úteis e tão fortemente usadas para definir as estratégias das empresas. Fomos a fundo nesta parte da pesquisa. Como a escola ambiental – a mais emergente de todas e a que mais impacto está causando nas elites empresariais mais jovens – fizemos um teste em separado para saber quais os fatores do meio ambiente de negócios mais impactam os processos decisórios, no momento de escolha das estratégias. Os resultados surpreendem. Para finalizar a pesquisa tomamos todas as escolas “preteridas” na pesquisa de opinião com os empresários e procuramos ressaltar, e valorizar ao máximo as características de cada uma. Afinal de contas, se elas existem e foram tão importantes no passado, há de haver muito conhecimento a ser absorvido a partir dos depoimentos e experiências dos empresários. Vale à pena seguir o que pensa o empresariado.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys