Por Que o Aumento dos Preços dos Alimentos Têm Que Ser Responsáveis Pela Inflação no Brasil: os Mitos Sobre a Inflação no País



Lead: A inflação no Brasil é importada? Quais são os “vilões” da inflação? Boas Safras Significam Alívio na Inflação? Buscamos neste trabalho analisar esses e outros mitos que permeiam a caracterização da inflação no Brasil.


Sumário Executivo

Vamos desmontar mito por mito acerca da inflação no país, para mostrar que a chamada inflação dos alimentos, ou Agroinflação, é uma visão extremamente simplista, reducionista, do que seja inflação. Para isso iremos analisar alguns itens relevantes: 1) a ideia de que a inflação no Brasil é importada; 2) quais os itens da alimentação que são realmente os que mais impactam na inflação; 3) a crença de que as boas safras significam alívio na inflação; 4) o papel dos choques de oferta e dos choques de demanda; 5) a questão das políticas públicas supostamente neutras em relação à inflação; 6) além de choques em certos momentos, as informações acerca dos aumentos de preços de itens individuais de consumo têm reverberações no controle da inflação.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys