Ouvindo a Opinião de Alguns Empresários Sobre as Plataformas de Informação (PI): Algumas Lições Importantes Para Nossas Decisões



Lead: Esse trabalho retrata a utilidade das PI para o dia a dia das difíceis decisões empresariais. Essas plataformas são verdadeiras plataformas de negócio – como deduzimos das observações feitas pelos empresários, no decurso de entrevistas conduzidas com eles, com o propósito de descobrir até  que ponto elas são úteis nos processos de decisão de encerrar um negócio ou considerar seriamente um novo negócio. Essas respostas às perguntas formuladas nas entrevistas são experiências a serem absorvidas por parte do empresário do Agronegócio, porquanto todas foram vivenciadas com consequências favoráveis e desastrosas para as empresas.


Sumário Executivo

Na plataforma as informações terão que estar concentradas na prospecção de novos negócios “dentro da lógica das estratégias da nossa empresa”. Não é todo negócio que interessa, por mais atraente e lucrativo que possa parecer. Contudo, há que se antecipar às grandes demandas dos clientes (conhecer as necessidades dos clientes). A sistemática de reunir informações que levem o Comitê Corporativo (comitê que decide as estratégias mais complexas da organização) a considerar uma dada decisão segue a seguinte sequencia: a) a identificação de canais de busca de informações; b) a manutenção das informações de maior valor estratégico colhidas; c) a ação de tratamento das informações; e, d) a atualização de informações referentes a 3 ou 4 projetos-chave, que estejam em condições de decisão. É importante nessa sistemática haver a capacidade de discernimento – entender se esse é “o” nosso negócio ou se ele não é (se ele pertence ao core business (núcleo duro) da nossa organização – não entrar nunca em negócios que não são da nossa experiência, exceto no caso de grandes empresas, que geralmente estão fora do agronegócio).

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys