Os Produtores Descobrem o Mercado de Negócios e o Mercado de Talentos e Competências Como Forma de Agregar Valor às Suas Organizações



Lead: Nesse documento apresentamos as novas tendências e novos mercados que irão determinar a competência na gestão do Agronegócio. Transferir recursos de capital humano e financeiros para o Mercado de Negócios é uma diretriz dos empresários do Agronegócio. Eles aprenderam ainda que, para serem bem sucedidos nesse mercado é necessário conhecer o Mercado de Competência (Talentos), o Mercado de Informações e Inteligência de Negócios.


Sumário Executivo

Os produtores estão migrando do mercado de produtos para o Mercado de Negócios, não abandonando o primeiro, mas buscando novas oportunidades e prospectando novos negócios no mercado de oferta e demanda de negócios. Descobriram, de acordo com depoimentos colhidos junto a vários empresários do agronegócio, que agregação de valor não era processamento, beneficiamento e industrialização e sim agregar valor significa, para a empresa ser bem sucedida, agregar negócios. Para atuar no Mercado de Negócios descobriram os produtores através da experiência que é preciso atuar no Mercado de Talentos (Mercado de Competência), no Mercado de Informações e Inteligência de Negócios. Disseram ainda que era necessário atuar no Mercado de Riscos.

Este documento explora a descoberta de novos mercados, onde os produtores descobrem e fazem prospecção de novos negócios. Uma parcela não muito pequena de empresários do Agronegócio está atuando no Mercado de Competência, montando suas plataformas de informação; e atingiram rapidamente elevado nível de conhecimento na área de Inteligência de Negócios. Todo esse movimento está sendo feito a partir de um emponderamento – transferência de responsabilidade pela decisão das estratégias para colaboradores-parceiros – na busca de soluções de opções estratégicas dentro da empresa. Os empresários do setor nos dizem ainda que para participar do Mercado de Negócios é preciso ter a mente aberta a formas associativas de capital e tecnologia, arranjos societários, parcerias, um mundo novo que está sendo descortinado pelos empresários bem sucedidos.

Operar no Mercado de Talentos é preciso conhecer critérios de recrutamento de competências complementares e necessárias à nossa empresa. É necessário ainda a formação de uma equipe estratégica, com características próprias e um núcleo de Inteligência Estratégica. O documento aprofunda a questão de como encontrar competências para integrar estes núcleos dentro da empresa a partir dos trabalhos de James Heckman e Thomas Harrison.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys