O Que É e Como Funciona uma Plataforma de Informações (PI)?



Lead: Dentre muitas outras informações uma PI contém um fator especial: a colaboração direta dos usuários na montagem e alimentação de informações. As informações de uma PI incluem: a) as necessidades dos clientes potenciais; b) o processo de decisão dos clientes; c) pressões competitivas por parte de concorrentes; c) condições de concorrência relevantes; d) condições de parceiros potenciais; e) aspectos econômicos e tecnológicos do negócio; f) antecipação de tendências da demanda (áreas de mercado), etc. Incluem também informações sobre negócios propectivos e a memória das decisões tomadas sobre eles.


Sumário Executivo

            Esse ensaio resume entrevistas com empresários do Agronegócio sobre o tema. O levantamento feito junto aos dirigentes está focado nos temas sobre os quais os empresários do Agronegócio desenvolvem percepções da importância dessas plataformas. A Plataforma de Informações (PI) é a base dos processos decisórios das empresas. Fazem parte indissociável de Inteligência de Negócios (IN). Ela também contém projetos inteiros que a empresa já empreendeu e dos quais recolheu experiências importantes. O desenho dos projetos – organizados em um elenco de alternativas de investimentos – também depende das PI. A plataforma habilita a organização a recolher informações de forma estruturada e sistemática com a finalidade de avaliar o ambiente de novos negócios, partindo das fontes de informação dentro da própria empresa e completando com informações externas relevantes, no “mercado de novos negócios”. A ênfase da plataforma pode ser na antecipação de oportunidades de negócios de acordo com levantamento de projetos/negócios do mercado no país e exterior, e seus desdobramentos nas áreas operacionais e de re-posicionamento mercadológico estratégico. Com essa postulação, haverá antecipação de oportunidades de negócios em outros mercados.

 
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