Não Há Limites Para Inovações Empresariais Estratégicas Quando se Trata de Reposicionamento Mercadológico das Empresas do Agronegócio



Lead: As empresas de processamento e comercialização do café no mercado internacional constituem o melhor exemplo de estratégias inovadoras destinadas a conquistar um mercado em regime de concorrência hostil. Servem ao propósito de mostrar a todos os dirigentes do agronegócio, de diversos ramos e setores, o caminho seguido por muitas empresas no sentido de manter uma posição competitiva sustentável na linha de inovações mercadológicas e criação de novas formas de gerar nova demanda e surpreender os clientes.


Sumário Executivo

Usando o caso do café no contexto de estratégias de marcas, selos, certificações e outras inovações nas exportações, onde prevalece uma acirrada competição no mercado (internacional) entre grandes empresas, o documento apresenta inovações empresariais que surpreendem pelo valor que têm em “catapultar vendas”. Várias estratégias merecem destaque, como o produto; tipo; especialidade; indicação geográfica da origem; produtos com selo de sustentabilidade ambiental; produtos orgânicos; produtos da categoria mercado justo (fair trade); produto amigável ao meio ambiente; produto rastreado (rastreabilidade e controle de qualidade total), etc. Todas essas formas de “embalagem do produto” lograram conquistar o consumidor e as primeiras empresas que adotaram estes padrões levaram uma vantagem competitiva substancial sobre as demais. Mais tarde as estratégias foram copiadas. Mas ainda são o melhor exemplo para o agribusiness de como o posicionamento mercadológico pode criar rentabilidade a médio e longo prazo.

 
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