Lead: Uma das coisas mais difíceis de entender é como funciona a
“cabeça” de um empresário, de um dirigente cooperativista ou de uma pessoa que
tem sobre seus ombros a responsabilidade de conduzir uma empresa no
agronegócio. É difícil também conhecer os processos decisórios estratégicos em
outros ramos da economia, mas entre os empresários de outros ramos a fluidez da
informação é muito maior. Na agricultura há menor grau relativo de
relacionamento entre os empresários. Os empresários precisam trocar mais
informação entre si, como forma de reduzir os riscos de tomadas de decisões
estratégicas. Este é o mote que encerra este trabalho.
Sumário Executivo
Geração de conhecimento
estratégico deve estar hoje no topo das prioridades de qualquer pessoa que seja
responsável pelo sucesso e crescimento de uma empresa. Como diz Lester Thurow,
as empresas, pessoas, países (e porque não cooperativas?) com chances de
sucesso são aquelas(es) que, dentro de uma economia de conhecimento, que
dispõem de um bom grau de escolaridade, educação continuada e capacidade de
gerar, entender e processar conhecimento estratégico, para uma decisões
críticas do seu negócio. Uma empresa que não tem um motor permanente de geração
de conhecimento, não toma decisões estratégicas e não implementa inovações
capazes de manter sua posição no mercado, não vai a lugar nenhum.