Modelos Mentais, Paradigmas e Processos Decisórios: Como Estes Fatores Desenham os Nossos Modelos de Negócio



Lead: Uma das coisas mais difíceis de entender é como funciona a “cabeça” de um empresário, de um dirigente cooperativista ou de uma pessoa que tem sobre seus ombros a responsabilidade de conduzir uma empresa no agronegócio. É difícil também conhecer os processos decisórios estratégicos em outros ramos da economia, mas entre os empresários de outros ramos a fluidez da informação é muito maior. Na agricultura há menor grau relativo de relacionamento entre os empresários. Os empresários precisam trocar mais informação entre si, como forma de reduzir os riscos de tomadas de decisões estratégicas. Este é o mote que encerra este trabalho.


Sumário Executivo

Geração de conhecimento estratégico deve estar hoje no topo das prioridades de qualquer pessoa que seja responsável pelo sucesso e crescimento de uma empresa. Como diz Lester Thurow, as empresas, pessoas, países (e porque não cooperativas?) com chances de sucesso são aquelas(es) que, dentro de uma economia de conhecimento, que dispõem de um bom grau de escolaridade, educação continuada e capacidade de gerar, entender e processar conhecimento estratégico, para uma decisões críticas do seu negócio. Uma empresa que não tem um motor permanente de geração de conhecimento, não toma decisões estratégicas e não implementa inovações capazes de manter sua posição no mercado, não vai a lugar nenhum.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys