Modelos e Percepções de Cadeias e Negócios: Como Podemos Eleger Nossos Modelos de Negócios?



Lead: Neste trabalho serão relacionados vários modelos mentais, que são representações esquemáticas de cadeias e atividades de negócios de aves, suínos, bovinos e vários outros tipos de explorações agropecuárias. Eles são úteis para se verificar se o empresário agroindustrial tem uma percepção correta da sua realidade, das oportunidades de negócio ou da cadeia onde está inserido.


Sumário Executivo

Uma das maneiras de saber se o empresário agroindustrial tem uma percepção correta da sua realidade, das oportunidades de negócio ou da cadeia onde está inserido consiste em analisar os seus modelos mentais; ou seja, como ele percebe o seu negócio. Todos sabemos como as organizações se tornaram complexas no mundo atual. Simplificá-las seria um grave equívoco. Os produtores rurais tendem a uma visão extremamente simplificada das cadeias onde operam e uma visão aprofundada das necessidades da tecnologia, do manejo, enfim, dos fatores que definem a produtividade e o que são os fatores críticos necessários para produzir mais e melhor. Entretanto, esse é apenas um componente de um modelo de uma cadeia muito mais complexa.
A seguir, relacionamos vários modelos mentais, dos mais simples aos mais complicados. São representações esquemáticas de cadeias e atividades de negócios de aves, suínos, bovinos e vários outros tipos de explorações. Alguns são clusters e, como tal, já se aproximam muito dos modelos mais complexos, onde temos todos os componentes do mundo real. Comparando essas representações esquemáticas, conseguimos entender o modelo que “está na cabeça” dos produtores, dos dirigentes agroindustriais e dos que trabalham em um grande número de atividades de apoio ao agronegócio. Os modelos foram organizados dentro do princípio de complexidade crescente. Procuremos avaliar cada um desses modelos e identificar as características mais importantes que definem cada um. Em seguida, vamos ver o que é necessário adicionar a eles para que correspondam à complexidade do mundo atual.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys