Lógica das Decisões Empresariais I – Decisões na Era do Conhecimento da Gestão Empresarial Moderna



Lead: O tempo das decisões intuitivas com base apenas em idéias e “indicações” passou. Hoje o processo decisório tem uma lógica própria, exige altos níveis de conhecimento e competência. Os empresários têm sido tão exigidos que às vezes preferem desistir. Empreender hoje no mundo concorrencial é coisa para poucos; envolve não só a definição de o que produzir, mas, sobretudo, quais as competências profissionais que vão se agregar aos empreendimentos para gerar valor nas cadeias e negócios. Precisamos usar plataformas de informação e inteligência de mercado e de negócios para vencer os concorrentes. Não deixe de ler todos os documentos da série “Lógica das Decisões Empresariais”


Sumário Executivo

Na prospecção de novos negócios é preciso ser profissional. Não dá para ser mais amador. É preciso se testar, se conhecer e mudar bastante a própria “cabeça”, porque o contexto dos negócios está mudando. Principalmente com a vinda de competidores estrangeiros, dos grandes grupos que estão operando no agronegócio, seja na agricultura, seja na agroindustrialização. Se quisermos vencer vamos ter que ser profissionais da gestão técnica. Outrora poucas informações eram suficientes para o empresário decidir sobre um novo negócio. Bastava sua intuição, a sua experiência. Hoje isto só não basta. É necessário manter um modelo de negócios e um sistema estruturado de decisão baseado em negócios associativos, equipes de elevados níveis de competências profissionais para a prospecção de qualquer negócio. Para isso é necessário dominar a geração de conhecimento e valorização dos elementos de conhecimento necessários para uma decisão. A organização do negócio depende de como se pode mobilizar conhecimento técnico para minimizar riscos operacionais e, sobretudo, financeiros.
Nada estará resolvido no negócio sem que todos os detalhes estejam resolvidos. É necessário mudar as formas de se ver as coisas em favor do que hoje está sendo feito pelos grandes grupos que operam na agricultura e na agroindústria. Não podemos empreender um negócio de forma isolada, é preciso ter ferramentas empresariais modernas, como planos de negócios, compromisso de gestão etc.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys