Inteligência de Negócios I – A Percepção dos Empresários do Agronegócio Sobre o Conceito e Sua Utilização no Dia-a-dia das Suas Empresas. Qual o Papel da Plataforma de Informações?



Lead: Uma análise dos temas abordados nesse documento nos dá uma boa idéia do que são os elementos de: a) uma abordagem da “arte” da Inteligência de Negócios (IN), na prospecção de novos negócios; b) algumas considerações de uma Plataforma de Informações (PI), uma vez que esse tema é objeto de trabalhos em separado; c) como uma empresa descobre que precisa racionalizar o processo de descoberta de novos negócios; d) a importância da IN nos processos decisórios das empresas do Agronegócio; e) as novas tendências que irão determinar a competência na Gestão do Agronegócio; f) um relato de opiniões colhidas entre empresários do setor sobre a importância da IN; g) o ciclo da IN; e, h) a prática da atividade de IN no mundo dos negócios.


Sumário Executivo

Esse é um tema de uma pesquisa nossa que está em pleno curso. Antes do desenho da pesquisa submetemos a um grupo de 48 dirigentes do agronegócio um questionário com cerca de 20 alternativas de temas para planejarmos nossos projetos de pesquisa. As respostas foram tabuladas e o resultados, sob a forma de médias, indicaram que, em uma escala de notas de hum a dez, do menor para o maior valor, os temas prioritários para a geração de conhecimento foram Plataforma de Informações e Inteligência de Negócios (nota 9,08), Processos Decisórios de Produtores e Dirigentes do Agronegócio em Agriclusters (nota 9,01), Mercado de Negócios (nota 8,6). Assim, iniciamos essa pesquisa pelo tema com a maior avaliação dos empresários do Agronegócio. Para a montagem deste documento foram feitas perguntas aos dirigentes entrevistados. A seleção dos entrevistados recaiu sobre CEO’s, Diretores. Gerentes de Projetos, membros de Núcleos de Inteligência Estratégica e gestores em geral que têm responsabilidade por decisões importantes nas empresas onde exercem suas funções. Participaram, também, das entrevistas consultores que trabalhavam nas empresas. É nossa norma de conduta de trabalho iniciar a pesquisa com um levantamento junto aos dirigentes do Agribusiness acerca da percepção que eles têm de um tema relevante, eleito por eles mesmos entre algumas opções de outros temas. No caso, o tema escolhido que está no topo da preferência dos quadros de dirigentes que tomam decisões no dia-a-dia das organizações do Agribusiness, foi Inteligência de Negócios (IN). Desde logo vale a pena entender que há um casamento intimo, na “cabeça” dos empresários, entre IN e Plataforma de Informações (PI). Na verdade esses dois conceitos são indissociáveis.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys