Gestão Estratégica I: Como os Empresários do Agronegócio Identificam Problemas, Celebram Parcerias e Participam da “Corrida Tecnológica”



Lead: Foram conduzidos levantamentos junto a lideres de cerca de 10 setores-chave do agronegócio. As pesquisas levantaram os maiores problemas do dia-a-dia dos dirigentes e como eles os solucionavam. De acordo com os depoimentos, vale a pena, – através das sugestões feitas pelos empresários – “garimpar” ideias para a solução dos nossos problemas na nossa empresa. Não podemos “reinventar a roda”. Vamos ver como os outros “já a inventaram”. Quantas medidas foram adotadas pelos empresários para, após identificarem seus problemas, adotarem medidas saneadoras, inclusive na “corrida tecnológica” – uma preocupação de todos. Procuramos entender também como os empresários atiram em clusters e conglomerados competitivos.


Sumário Executivo

Os principais setores investigados foram: a) empresas do Complexo Sucroalcooleiro; b) estabelecimentos rurais produtores de bovinos e lavouras; c) produtores de produtos hortifrutigranjeiros; d) distribuição de insumos e revenda; e) criação de bovinos para corte; f) avicultura de corte; g) produção de fruticultura; empresa de atividade de trading; h) empresas de assistência técnica; i) produção de cítricos, etc. Em cada um desses setores foram levantados seus principais problemas; as vantagens e desvantagens de parcerias; as necessidades de domínio de técnicas de gestão; as ações necessárias para se vencer a “corrida tecnológica”; e as condutas recomendadas para a atração das empresas em clusters e complexos competitivos.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys