Experiências das Reformas Estruturais Bem Sucedidas nas Cooperativas: Por Que Certas Reformas Produziram Impactos Maiores nos Indicadores de Desempenho?



Lead: A formulação de estratégias adotadas pelas cooperativas está diretamente relacionada com os seus problemas e suas metas. E, ainda, a ordem de execução das reformas completas é fundamental para o bom desempenho econômico-financeiro das cooperativas. Sem reformas, sem metas de resultados e indicadores de desempenho é quase impossível as cooperativas apresentarem resultados favoráveis.


Sumário Executivo

A pesquisa foi feita a partir de um questionário que identificou a motivação da reestruturação da cooperativa, suas metas, os problemas encontrados e os demonstrativos contábeis. Foram entrevistados dirigentes de 73 cooperativas agropecuárias, 16 em Santa Catarina, 17 no Paraná, 17 em São Paulo, 16 no Rio Grande do Sul e 7 em Goiás. Identifica-se o que deu origem ao processo de reforma perguntando qual fator determinante em termos de premências e dificuldades relativas que deflagraram o processo de reforma. Em seguida, quais as metas pretendidas com as reformas, principalmente as questões ligadas ao controle de endividamento e fidelização dos associados. A seguir, a pergunta fundamental é quais os problemas encontrados e qual é a avaliação da importância de cada um deles. Alguns resultados importantes indicam que transparência na administração, eliminação de negócios inviáveis e terceirização de serviços em geral, além da reforma do estatuto da cooperativa foi muito importante.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys