Entraves à Sobrevivência e ao Crescimento de Empresas do Setor Agroindustrial: Resultados de Pesquisa de Necessidades de Investimentos em Competência na Gestão Para Geração de Resultados Por Superação de Graves Óbices na Gestão



Lead: "Qual o Maior Entrave a Ser Superado pelos Dirigentes do Agronegócio para o Crescimento de Suas Empresas do Setor?" Essa mesma pergunta foi feita a 48 dirigentes do agronegócio brasileiro. Cada entrevistado tinha 4 opções de resposta, 4 “votos”. As respostas não eram de livre eleição. Foram fornecidas sugestões de dificuldades problemas que impedem o crescimento da agricultura e do setor agroindustrial e os resultados dessa pesquisa ajudam a avaliar até que ponto há pontos de estrangulamento comuns a inúmeras organizações do setor que, se não foram superados, não há garantia de sobrevivência dos empreendimentos.


Sumário Executivo

Uma pesquisa foi realizada junto a 48 dirigentes do agronegócio com o objetivo de identificar os maiores entraves e dificuldades para o crescimento de seus negócios. Alguns dos itens constantes na pesquisa foram: a) ter posicionamento no mercado de forma estratégica: marketing e vendas, melhorar sempre o produto para o mercado; b) decodificar informação tecnológica para vencer a corrida da tecnologia; c) ter gestão financeira competente (mitigação de risco financeiro); d) melhor gestão estratégica; e) trabalhar com equipes de alto desempenho; f) mudar paradigmas e modelos mentais (para novos negócios); g) trabalhar em parcerias; h) conhecer melhor o cliente; i) melhorar o planejamento estratégico do negócio; j) operar com instrumentos de crédito; k) ter gestão contábil competente do negócio (controle sobre o fluxo de caixa); l) operar em mercados futuros; m) melhorar a gestão tributária do negócio; n) ter novas formas de competir e agregar valor ao produto; o) melhorar a gestão de recursos humanos; entre outros, totalizando 31 itens. Apesar de o questionário ter perguntas e opções “fechadas” todas foram colhidas com entrevistas prévias com dirigentes do setor.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys