Diferenças Críticas Entre Produtores e Processadores de Café: Um Exemplo de Estratégias Mercadológicas Muito Diferenciadas. O Exemplo do Café Serve Para Todos os Produtos Agrícolas?



Lead: As estratégias dos produtores foram mudando com o tempo. Na direção correta. Independência gradual da ação governamental e dos estoques públicos (com alguns retrocessos); adoção de instrumentos de financiamento da safra; diversificação e melhoria de qualidade; inovação e criatividade na área de consumo; e associações de capital; etc. O setor de processamento mantém uma liderança na área de adoção de estratégias mercadológicas vencedoras. No café torrado e moído, as torrefadoras optaram por estratégias destinadas a atender o gosto e a preferência dos consumidores mais exigentes. Dominaram a tecnologia de alta qualidade. Partem para novas formas de ativos intangíveis, como marcas selecionadas com base em tradição de sucesso no mercado. O que estas estratégias têm para sugerir condutas para os produtores de outros produtos.


Sumário Executivo

Os produtores de café abandonaram gradualmente as estratégias de produzir a qualquer custo, que geravam maior produção, preços baixos, baixos níveis de remuneração, redução nos gastos com tratos culturais, que resultavam em café de baixa qualidade. Mudaram suas estratégias com inovação centrada, sobretudo, na qualidade. Pensam em associações de empresas. Descobriram que o café de exportação pode ter um premio de qualidade. Mas permanecem ainda muito voltados para a produção. Há um dito popular entre os produtores que o café é um perigo, “quanto mais perto do pé menos dinheiro se ganha”. Os torrefadores usaram instrumentos modernos de inovação na área de promoção de imagem e marcas, sustentação do consumo, campanhas publicitárias atendendo aos desejos dos consumidores. Criaram o mais importante que são ativos intangíveis, marcas e traçaram estratégias de seduzir os consumidores mais exigentes. Para eles o café de baixa qualidade não tem mais vez no mercado. Eles desenvolveram uma série de “cafés” de alta aceitação no mercado. Vamos conhecê-los?

 
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