Conhecimentos e Princípios de Valor Para a Administração das Empresas do Agronegócio I – Cobertura Total das Áreas Estratégicas



Lead: Fizemos uma leitura dos autores clássicos da Ciência da Gestão com a preocupação de “garimpar” os melhores princípios e conhecimentos sobre gestão. O objetivo desse documento é informar ao gestor de uma organização quais são esses princípios e conhecimentos e, em seguida, fazê-lo dar uma nota, valorar tudo aquilo que é útil para ele na administração de uma empresa do setor.


Sumário Executivo

Se fizermos uma leitura cuidadosa dos livros mais importantes da Teoria da Gestão, com a preocupação de “garimpar” ensinamentos, princípios e conhecimentos de valor para nossa formação como gestores, vamos encontrar Memes que se replicam passando de gestor para gestor, ensinamentos de valor universal para quem quiser, sendo estudioso e aplicado, aspirar a ocupar cargos elevados na hierarquia das empresas do Agronegócio.
A literatura é vastíssima. Temos que ser mais seletivos naquilo que vamos preservar nas nossas memórias, como o que temos que fixar como Memes, peças de conhecimento, que levaremos conosco para o resto de nossas vidas como gestores. No decurso das nossas leituras devemos selecionar trechos com ideias e ensinamentos marcantes que devemos guardar na memória e, de tempos em tempos, visitar esse acervo de conhecimentos para refrescar o conjunto de princípios que usaremos no dia-a-dia de nossa gestão à frente das empresas que administramos.
Só temos que proceder com cautela na seleção, elegendo aquelas que têm grande importância potencial para os dirigentes do Agronegócio. Tanto mais porque todos esses princípios e “leis” serão submetidos aos dirigentes do Agronegócio – uma amostra deles – para medir quantitativamente a percepção que esses administradores têm da importância de cada um deles. Todos os princípios são valiosos, mas só uma pesquisa pode dizer quais são aqueles no topo da preferência de quem tem a responsabilidade de dirigir uma empresa do Agronegócio.
Assim, lemos a literatura (ver a bibliografia no final desse documento) e selecionamos um conjunto grande de princípios universais de gestão moderna que acreditamos que são de valor hoje e daqui a 5 anos. Esse conjunto foi organizado sob a forma de um questionário para que os dirigentes do Agronegócio revelem suas preferências por aquelas peças de informação que fazem todo o sentido no trabalho diretivo à frente de suas organizações.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys