Competitividade da Agroindústria Brasileira e as Negociações na ALCA: O Que o Empresariado do Agronegócio Quer Conhecer Para Avaliar os Riscos do Ambiente de Negócios é: Quais os Setores Ameaçados e Quais os Beneficiados?



Lead: Os empresários do Agronegócio brasileiro estão convictos de que as negociações de reduções tarifárias no âmbito da ALCA abrem mercados para os produtos brasileiros, mas, ao mesmo tempo, as reduções tarifárias no Brasil e no MERCOSUL representam um desafio sobre a competitividade das cadeias agropecuárias regionais. Os empresários têm interesse em avaliar as ameaças e as oportunidades dessas negociações, dando um balanço em seus pontos fortes e pontos fracos – algo muito importante em um ambiente de negócios que pode mudar muito e muito rapidamente. Afinal das contas, com a ALCA, as cadeias agropecuárias onde estou atuando estão ameaçadas ou vão ser muito beneficiadas, pergunta um empresário do setor. As negociações não são neutras em relação a setores – podem ter impactos altamente seletivos. Precisamos saber como empresários, de que lado estamos.


Sumário Executivo

O Brasil pode avaliar sua inserção competitiva nos mercados agroindustriais do Hemisfério (e do mundo) nas negociações da ALCA (e na OMC). No passado recente foram analisadas as ofertas de reduções de tarifas, que cada país colocou sobre a mesa no âmbito da ALCA. O Brasil fez uma oferta inicial que foi harmonizada com o Mercosul. O Mercosul apresentou sua oferta. Se houver uma retomada das negociações estas deverão iniciar-se a partir de ofertas feitas pelos países participantes. Todos os países deverão iniciar um processo de “melhora” de suas ofertas de reduções de tarifas, entendida como redução mais prematura dos níveis tarifários. Nesse momento, é necessário que o Brasil tenha um conjunto de agroindústrias que poderiam arcar com uma maior desgravação tarifária, baseado na competitividade das cadeias em tela. Independentemente das negociações o exercício que se segue tem valor para quaisquer contextos de negociações porquanto hierarquiza as possíveis concessões tarifárias que o Brasil pode vir a ter que fazer.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys