Como uma Grande Empresa do Setor Sucroalcooleiro Atingirá Elevados Padrões de Competitividade a Partir de Estratégias Eleitas por seus Dirigentes



Lead: Como uma empresa pode eleger seu padrão de competitividade no futuro e identificar quais as estratégias eficazes para atingir este padrão usando toda a inteligência de seus quadros dirigentes? E depois, usando a experiência dos dirigentes, como pode selecionar um reduzido conjunto de estratégias que a permitiria “atacar falhas” da organização, hoje e antecipá-las no futuro?


Sumário Executivo

            Muito embora as empresas tenham muito claramente definidas as suas características para vencer a concorrência hoje e no futuro próximo, o difícil tem sido escolher estratégias que unem a organização àquela que almejam e necessitem. Além disso, apesar do número de características da “empresa do futuro” ser muito grande, não podemos selecionar, do ponto de vista prático, muitas estratégias. Poucas estratégias com elevados níveis de benefício/custo é o ideal. Mas para enfrentar este desafio temos que recorrer à “inteligência” e a experiência dos quadros profissionais da própria empresa. Tomamos um conjunto de 28 dirigentes experimentados de empresas e procuramos selecionar as estratégias que levariam a empresa a preservar seu DNA Corporativo, ter eficiência operacional, valorizar seus colaboradores, alinhando-os às mais altas estratégias das empresas, desenvolver redes de relacionamentos duradouros e atingir elevados níveis de governança corporativa, etc. As estratégias “vencedoras” foram a capacidade de trabalhar com cenários; investimentos de médio e longo prazos; ter Plano de Negócio atualizado; persistir em pesquisa e desenvolvimento. Foi feito um desdobramento desse trabalho para responder à seguinte pergunta: se nossa empresa hoje e no futuro tem uma forte carência em uma ou mais características desejáveis, quantas estratégias eficazes, limitadas a umas 3 ou 4, podemos usar para sanar nosso problema. Para cada característica que faltava posam indicadas estratégias “adequadas”. As decisões foram tomadas em conjunto, tendo-se o cuidado de medir um grau relativo de unanimidade nas relações apresentadas.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys