Como Posso Selecionar e Avaliar as Peças de Informação Mais Importantes Para a Gestão e a Tomada de Decisão da Minha Empresa do Agronegócio? – Parte I



Lead: O termo Meme provém de sua raiz grega “Mimeme”, que Richard Dawkins abreviou para Meme. Na nossa adaptação do conceito inicial (para o Agronegócio) os Memes, são replicadores, são peças de informação que vão se replicando de cérebro para cérebro, de colaborador para colaborador das empresas, até formarem uma cultura da empresa (do Agronegócio). Esse documento discute a importância das informações absolutamente críticas para os processos decisórios no Agronegócio.


Sumário Executivo

            Um dos maiores avanços do conhecimento humano dos últimos anos foi o desenvolvimento do conceito de Meme. O conceito foi criado por Richard Dawnkins, um dos maiores zoólogos do mundo, em 1976, para designar melodias, ideias, modas, etc. O presente texto faz uma adaptação deste conceito para designar peças de informação, conhecimentos e saberes, experiências, posturas em relação à como gerir sua empresa e em relação à realidade dos negócios dos negócios, princípios conquistados com o exercício de tentativa e erro, na gestão do dia-a-dia de sua organização. Todo esse processo de adaptação do conceito original foi feito visando as empresas do Agronegócio. Todo o material selecionado nesse trabalho objetivou um só princípio do maior interesse dos gestores do Agronegócio: melhorar os processos de gestão e de tomada de decisão.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys