Como Decidem as Diretorias das Organizações do Agronegócio: a Genética e os Processos Decisórios dos Empresários Bem Sucedidos no Agronegócio: Uma Pesquisa Junto aos Empresários Brasileiros



Lead: Usando os instrumentos e conceitos de ciência moderna, focamos esse ensaio em processos bem sucedidos de decisão e em pesquisas com o empresariado. A genética comportamental nos ajuda a entender a diferença entre empresários e dirigentes. Quais os traços marcantes da personalidade e comportamento dos empresários e dirigentes que os fazem serem bem sucedidos? Vale mencionar que essa pergunta foi feita diretamente a empresários bem sucedidos, recomendando-se que as respostas deveriam ser as mais técnicas possíveis.


Sumário Executivo

            Por que alguns empresários são muito bem sucedidos e outros não tanto? Estamos buscando traços de personalidade e de comportamento que fazem empresários e dirigentes pessoas bem sucedidas. Essa busca é feita com conceitos fundamentais da Neurociência e da Engenharia Genética e, acima de tudo, com pesquisa. Há o comportamento empreendedor e a personalidade empreendedora. Temos que separar ambas as categorias e entender bem a diferença entre elas. Nossas pesquisas também focaram a inserção de empresários bem sucedidos em suas comunidades de negócios. Não podemos mudar o DNA de um empresário, mas podemos mudar o DNA de uma empresa e uma comunidade de negócios. É possível que, com o avanço da Engenharia Genética, alguns genes que compõem o genoma de alguns empreendedores tenham importância na explicação do sucesso de empreendedores. Mas isso não conta toda a estória: a genética explica a personalidade, mas o comportamento é explicado pelo ambiente de negócios. Uma visão da influência do meio ambiente de negócios não pode prescindir de um conhecimento dos fundamentos genéticos do comportamento. Se há um sucesso empresarial, deve haver uma razão.O difícil é onde buscar essa razão. A psicologia empresarial e a engenharia genética ajuda a explicar de onde vem um conjunto de habilidades especiais que separam os empreendedores bem sucedidos daqueles não tão bem sucedidos. Nesse documento faz-se uma pesquisa para avançarmos no conhecimento das competências empresariais.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys