Associativismo é a solução para os problemas de muitas regiões da agricultura brasileira. Sem associação de negócios é muito, muito difícil sobreviver na agricultura. Os produtores têm feito muito pela tecnologia dos cultivos, mas muito pouco ou quase nada pelas 'tecnologias das organizações' e associações de negócios.



Lead: Até recentemente o paradigma vigente no meio rural era o de que um produtor não se associava a outro por desconfiança ou por que razão for. Isso está mudando. Esse estudo relata a existência de muitas formas de associação no meio rural desse país. Consórcios e Condomínios Agrários são hoje uma realidade. Tudo mudou com os primeiros produtores que descobriram que associados há menores riscos e maior sinergia. Até produtores endividados, com severas restrições cadastrais se associaram e resolveram seus problemas de necessidade de capital de giro.


Sumário Executivo

            Qual a chave do associativismo que vimos no campo? A resposta às seguintes perguntas que produtores nos relataram: a) “o que podemos fazer juntos que é melhor do que separados”; b) “a minha prosperidade depende da prosperidade dos meus vizinhos?”; c) “os meus problemas estão da porteira das fazendas para dentro ou para fora”? Mas o que moveu mesmo os produtores associados foi ganhar dinheiro. Está provado por experiências no campo que os produtores que se associaram, somaram sinergias, acabaram sendo muito bem sucedidos. Romperam o isolacionismo e o individualismo e partiram para negócios associativos. A solução para os principais problemas enfrentados pelos agricultores da Região Centro-Oeste passa pelo associativismo. Prova disso são agricultores de Goiás que, mesmo endividados, se reuniram em pequenos grupos e cooperativas para melhor negociar compra dos insumos. Em Mato Grosso também há a experiência bem-sucedida das associações de compra. Aliás, o problema estrutural na compra de insumos é um contrassenso, pois a região é a que mais consome fertilizantes e defensivos agrícolas no Brasil. É claro que esse problema já deveria estar resolvido há muito tempo.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys