As Novas Profissões Reveladas pela Cultura Empresarial Digital: Uma Revolução no Mercado de Trabalho de Uma Elite de Profissionais Que as Empresas Perseguem Com Determinação



Lead: As mídias digitais e as Redes Sociais produziram um profundo impacto na gestão das empresas. Foram criados, muito recentemente, vários cargos e várias funções para atender às necessidades de as empresas gerirem suas necessidades dentro de sua cultura empresarial digital, como assim chamamos sua nova cultura. Esse documento tem dois objetivos. O primeiro é abrir caminho para os jovens profissionais que querem atingir os níveis mais altos de remuneração dentro de uma empresa, mediante o uso de competências hoje raras no mercado. O segundo é mostrar às empresas profissionais valiosíssimos que o mercado hoje está oferecendo. As empresas devem conhecer o novo mundo de competências únicas e essenciais na era digital. Ou estão fora do mercado mais brevemente que se pode pensar.


Sumário Executivo


Na área de gestão estamos vivendo uma nova fronteira do conhecimento: a Cultura Empresarial Digital (CED). Ela revelou todo um conjunto de novos recursos de Gestão através da Nova Mídia, das Redes Sociais (diga-se de passagem, essas redes são sistemas difusores de Memes). As Redes Sociais não podem mais ser vistas à parte do Plano de Conhecimento e Informação Empresarial (da nossa Organização). Mais do que isso, além de difundir informação, elas servem também para informar e promover a empresa, seus produtos e serviços e agora servem para dialogar com os consumidores e cliente, quase chegando a fazer uma espécie de “pesquisa de mercado”, veiculando informações de novos produtos e testando a reação dos consumidores.
Tudo isso foi revelado à comunidade empresarial em um contexto e um espaço para circulação de informações gerando um novo “meio” ou “ambiente” que forçou e tornou os empresários (plugados nas redes) dependentes da geração do conhecimento coletivo (é preciso cuidado, porque nem tudo que circula na Web tem qualidade). As redes são difusoras de informação e difusoras dos Memes, em muitos casos criando relacionamento empresarial de qualidade. (Estamos falando, quase ia me esquecendo, de Twitter, Facebook, Blogs, Orkut etc.).
Nesse contexto aparecem novas profissões, carreiras e demandas por novas competências. As novas profissões, como veremos nesse exercício, são responsáveis por utilizarem as novas ferramentas nesse contexto para diversos propósitos específicos.
Essas são as novas ferramentas, a Mídia Virtual e as Redes Sociais. São úteis e relevantes no contexto empresarial. Elas fixam as novas regras do jogo e economizam ou produzem dinheiro ou ambos.

E essas mídias e redes são difusoras de informação onde os Memes se multiplicam. Nesse caso os Memes podem ser tanto as formações gerenciais quanto informações sobre novas carreiras. No primeiro caso, com a geração de informações estratégicas, formam-se comunidades de gestores. E no segundo, formam-se comunidades de novos profissionais.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys