As Empresas e Seus Quadros no Futuro-III. Quais as Competências da Empresa Portadora do Futuro e Quais as Competências que você Deverá Começar a Desenvolver Hoje para Atingir a Empresa do Futuro.



Lead: As duas perguntas caracterizam bem a natureza da pesquisa que foi conduzida com 23 dirigentes de diversos ramos do Agronegócio, na região do Triangulo Mineiro. A pesquisa foi feita com pesquisa “aberta”, isto é, com um menu prévio com as opções definidas por nós. O tema é competências estratégicas – para o futuro e para iniciarmos agora mesmo a reforma da nossa empresa para adquiri-las. A primeira é o quadro de competências, como ele vai ficar na empresa do Futuro. A segunda é, dado que no futuro são aquelas identificadas na primeira pergunta, como podemos por em marcha a contratação de novos quadros para formarmos as competências do futuro, dadas as competências que temos hoje e nossas limitações de recursos.


Sumário Executivo

Das respostas dadas pelos empresários entrevistados foram selecionadas as competências de maior importância. As respostas foram condensadas em competências com maiores preferências – com maior número de “votos” dos empresários, na primeira pergunta, das 18 respostas selecionamos as 6 mais “votadas”, na segunda pergunta, das 25, 8 foram selecionadas para nos nortearem nos investimentos em áreas de competências mais importantes. Tendo em mente a empresa do futuro, as áreas de competência no porvir das empresas merecem consideração porque o futuro é hoje. Nos resultados das pesquisas destacam-se estratégias de análise e mitigação de riscos, negócios associativos (inclusive parcerias), gestão de processos de mudança, competência nos processos de decisão, competências na área de ter os colaboradores comprometidos com resultados e criação de soluções inovadoras.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys