Agricluster I – As Formas Mais Avançadas de Organização do Agronegócio



Lead: Os Agriclusters são a forma mais avançada de exploração de vários negócios nos setores agrícola e agroindustrial com elevados padrões de sinergia. É possível, no agronegócio hoje, produzir e fazer o processamento agroindustrial fora de conglomerados de produtores, indústrias e empresas de insumos e prestação de serviços especializados?


Sumário Executivo

Aos poucos a questão estratégica do agronegócio está mudando do mercado de produto e do mercado de tecnologia para o mercado de negócios. Nesse último mercado o que importa é a organização de todos os negócios em torno de um grande negócio que engloba todos os demais, Ou você opera (tem seu empreendimento) dentro de um Agricluster ou suas chances de sobreviver são mínimas. Não há como sobreviver nos vazios econômicos. Os agriclusters são conglomerados de empresas de alta densidade. Por um lado, são capazes de gerar elevadíssimos níveis de competitividade. Por outro, são muito exigentes em termos de posturas empresariais; condutas de cooperação entre líderes empresariais; opções estratégicas de que produtos serão produzidos, processados e industrializados; etc. É algo muito diferente do que conhecemos. Eu me pergunto: Tenho condições de sobreviver fora de um Agricluster? Tenho condições de viver dentro de um Agricluster?
Esses conglomerados competitivos têm características únicas que transcendem os limites das organizações de produção de matérias primas e agroindustrialização. Dependem de Fontes de Desenvolvimento Sustentável dos Negócios; Idéias Força que impulsionam os empresários; Fatores Críticos de Sucesso de cada um e todos os negócios; Gestão de Negócios com Elevados Graus de Sinergia; etc. A parte talvez mais importante seja a escolha dos produtos e indústrias essenciais. Quais os produtos em torno dos quais se organizam os agriclusters?
Esse documento define as características que são únicas de um agricluster. Se não as definimos bem ele não funciona no limite de sua eficiência. Os requisitos para sua existência são rigorosos. Nem tudo que parece um cluster o é. Tudo depende de fatores críticos definidos nesse documento.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys