A Persistência da Memória dos Governos Anteriores Sobre as Intervenções nos Mercados Agrícolas. Quais os Indícios de que Estas Intervenções Podem Voltar? Dá Para Investir e Correr Risco Nesse Contexto? Com Fica o Ambiente de Negócios Com o Risco-Governo?



Lead: A Argentina adotou recentemente medidas fortíssimas para restringir as exportações de carnes e produtos agrícolas. O pretexto era “evitar o desabastecimento e combater a inflação”. Esses são argumentos que conhecemos. Já assistimos a esse filme. Um vizinho tão próximo e a persistência da memória do passado pode ser uma ameaça ao ambiente de negócios do Brasil. Como ficaria o ambiente de negócios com uma ameaça como essa?


Sumário Executivo

As ameaças de que o governo poderia impor medidas (algo veiculado na imprensa em 2011), que são intervenções nos mercados agrícolas, por parte do governo, no caso, impor restrições às exportações de açúcar, por exemplo, para fazer baixar o preço do álcool, reascende na nossa memória os “anos de chumbo” das intervenções truculentas de governos das décadas de 1970 a 1990 que, sobre ter sido uma severa punição da agricultura, não produziram nenhum efeito sobre a inflação e o abastecimento. O retorno de instrumentos de políticas do passado é uma espada de Dâmocles que ameaça os mercados agrícolas. Quaisquer elevações de preços detona uma “caça às bruxas” para encontrar “o culpado”. Os preços dos alimentos frequentam com assiduidade o rol dos “culpados”. Uma pergunta difícil de ser respondida é: até que ponto os governos logram resistir a essas pressões para “controlar” os preços dependendo do nível (da elevação) dos preços e do apoio da população? Com essa parafernália de instrumentos de intervenção – que estão resenhados nesse trabalho – os governos podem ressuscitar o que há de pior nas políticas agrícolas do passado: a tributação da agricultura. Essa tributação do setor estar só hibernando. Não está morta. E o que é pior, gera risco acima dos riscos dos mercados – tornando o ambiente de negócios ainda mais arriscado.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys